Rafael Ribeiro - 8 de março de 2023
Na última segunda-feira (06/03), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi palco de um espetáculo musical em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Com participação da cantora Maria Gadú, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga protagonizou grandes canções, sob regência da maestra Priscila Bomfim e patrocínio do Santander e Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O concerto lotou a plateia e emocionou o público com a qualidade e diversidade do grupo.
Com um programa especial para a data que marca a luta global pelo direito das mulheres, a OSJ Chiquinha levou músicas como Maria, Maria (Milton Nascimento), Forrobodó (Chiquinha Gonzaga), Asa Branca (Luiz Gonzaga), Feira de Mangaio (Sivuca), Tico-Tico no fubá (Zequinha de Abreu), entre outros clássicos. Na última parte, Maria Gadú subiu ao palco e tocou com a orquestra algumas de suas famosas canções, como Bela Flor e Shimbalaiê, além de Tudo Diferente (André Carvalho), Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) e Quase Sem Querer (Renato Russo/Renato Rocha/Dado Villa-Lobos).
“Tocar com a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga foi muito especial. É ver a rua entrando para os palcos mais sagrados que aportam as artes. Foi um privilégio fazer músicas com elas”, comentou Maria Gadú, logo após a sua participação no concerto.
O concerto especial para o Dia Internacional das Mulheres também contou com o apoio da institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria da Mulher.