Rafael Ribeiro - 15 de outubro de 2023
A segunda turnê internacional da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga será inesquecível. Com apresentações marcadas em Zurique, Biel, Solothurn, Basileia e Genebra, o grupo se prepara para alcançar ainda mais o mundo. Além dos concertos, a viagem inclui uma programação intensa, com masterclasses, rodas de conversa, ensaios conjuntos e até uma visita à ONU. Com regência da maestra Priscila Bomfim, a turnê Aquarela Brasileira: Conexão Brasil – Suíça acontece entre os dias 26 de outubro e 04 de novembro de 2023. A programação é possível com o patrocínio da Zurich Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e grandes apoiadores como a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e o Associação Uaná – Association for the Arts.
Nos concertos, a Orquestra exibirá um repertório quase que genuinamente brasileiro, representando a diversidade e a excelência de nossa música, a partir de obras de compositores como Carlos Gomes, Sivuca, Milton Nascimento, além da própria Chiquinha Gonzaga – um grande exemplo do protagonismo feminino na música. Como convidada especial, acompanha o grupo a grande Sylvia Thereza, virtuosa pianista, que tem se apresentado em palcos importantes ao redor do mundo, atuando também como professora na prestigiosa Universidade Luca School of Arts, na Bélgica.
Com programações marcadas na Igreja Metodista Evangélica EMK, Conservatórios de Música de Zurique, Basileia e Genebra e na Zurich Corporation, o grupo carrega na bagagem músicas de grandes compositores, como Milton Nascimento, Zequinha de Abreu, Ary Barroso, Carlos Gomes, Luiz Gonzaga, Hamilton de Holanda, Chiquinha Gonzaga, Sivuca, entre tantos outros.
Moana Martins, diretora executiva do grupo celebra mais essa conquista para a orquestra, já que há um ano o grupo fazia a sua primeira turnê internacional, em cidades de Portugal e Espanha. “Tocar na Suíça representa para cada uma das estudantes uma riqueza ímpar, cujos desdobramentos concretos e simbólicos se estenderão para todo o futuro delas”.
Além da Zurich Santander, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga também conta com o patrocínio do Banco Santander e da Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.