Rafael Ribeiro - 10 de November de 2022
As Chiquinhas ganharam o mundo e voltaram de Portugal e Espanha com muitas experiências e histórias para contar. O grupo, formado exclusivamente por alunas da rede pública de ensino, pisou pela primeira vez fora do país e realizaram concertos surpreendentes. Entre os dias 30 de outubro e 06 de novembro, 30 alunas, sob regência da maestra Priscila Bomfim, passaram por Cascais, Braga, em Portugal, e em Madrid, na Espanha, e levou na bagagem um repertório genuinamente brasileiro.
Em todos os concertos, o grupo tocou músicas de grandes compositores, como Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Sivuca, Luiz Gonzaga, entre outros. E o público sempre caloroso, aplaudindo do início ao fim.
A turnê começou em Cascais, no Casino Estoril, com participam de integrantes da Orquestra Juvenil de Cascais, e apoio da Câmara Municipal do município. Em seguida, o grupo viajou para Braga, onde realizou um lindo concerto no Espaço Vita, com participação da soprano Carla Caramujo e de integrantes da Orquestra Filarmônica de Braga.
A orquestra seguiu viagem para Madrid, na Espanha, onde realizou um lindo concerto na Casa de América, para celebrar o Dia Nacional da Cultura. Uma noite especial, com participação da soprano Angelica de la Riva. Nesta apresentação, estiveram presentes para prestigiar o grupo Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Sr. Luis Prados Covarrubias, diretor de programação da Casa de América e do CEO da Zurich Santander, Marcelo Malanga.
Além dos concertos, as alunas da OSJ Chiquinha realizaram passeios turísticos e conheceram lugares como o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e o Santuário Bom Jesus do Monte, em Braga; participaram de um intercâmbio com alunos do Conservatório Bomfim, também em Braga e fizeram um tour pelo icônico Museu do Prado, em Madrid.